Acredito que o sonho de todo brasileiro hoje seja a independência financeira. Muitos acreditam que um negócio próprio é a solução.
Tenho algo a dizer: sim, você está correto; mas também tenho algumas perguntas a fazer, e a primeira e mais forte delas é: o quão corajoso você é?

Citando o premiado empreendedor Tallis Gomes (founder da Easy Taxy e Singu) em seu livro “NADA EASY”:
“Essa não é a história de um empreendedor de palco que vai mandar você acreditar nos seus sonhos e sim das lágrimas de sangue que chorei para estar onde estou hoje”

Calma, não estou aqui para te desanimar, e sim para te lembrar que a primeira coisa que você irá enfrentar são dificuldades. Aí entra minha segunda pergunta: você terá força para não desistir?
Sonhos de forma isolada não irão te levar à lugar nenhum! Sinto em te informar, mas o caminho do sucesso está na AÇÃO!

Então vamos lá: por onde começar?
Já sabemos que você precisa ser corajoso e agir, mas por onde começar?

1- Estude seu mercado (nicho)
Você vai precisar estudar muito; vai precisar estudar seu mercado; sempre estar atualizado com as novidades; estudar seu avatar (termo usado para definir quem é seu público); conhecer seus comportamentos, hábitos, linguagem; quanto mais você conhecer sobre seu futuro cliente mais chances terá de fazer sucesso com ele. Correto?

2- Contratar uma empresa especializada ou fazer eu mesmo?
Existe muita coisa envolvida em negócio; o planejamento correto definirá o futuro da sua empresa. Como somos uma aceleradora de negócios, muitos nos perguntam se é possível realizar tudo isso sozinho.
Minha resposta é simples, honesta e direta: sim. Mas existe um porém. O quanto você entende de marketing, planejamento, pivotamento,Scrum, sprinters, MVP’S, neuromarketing e tudo que está em volta de um negócio de sucesso? Se a resposta for pelo menos “o suficiente”, você terá uma chance. Do contrário, meu conselho é que primeiramente estude sobre tal ciência e depois procure uma empresa especializada para te ajudar no inicio.

3- Foque-se no MVP.
Ao iniciar uma empresa você verá que ainda terá que a pivotar diversas vezes antes de ter um modelo de negócio validado e consolidado. Chamamos essas adaptações necessárias de “pivotamentos”. Mas ok, o que seria um MVP? MVP basicamente é seu “minimo produto viável”. Já decidiu o que vai vender ou oferecer? Não invista de cara todos os seus recursos na versão mais perfeita da sua ideia, busque valida-la através de um MVP. Isso não quer dizer oferecer um produto ruim, e sim iniciar com o mínimo possível para validar sua ideia ou produto. Assim sendo, você irá conseguir identificar o que pode ser melhorado e o que não deu certo e deve ser mudado, para ir aperfeiçoando seu negócio até ter o produto final perfeito e validado.

4- Seja inovador. 
O mundo gira muito rápido; os mercados mudam a cada dia; crescem, evoluem, tem novas demandas e desejos. Por isso, não busque receitas prontas. Você pode pensar: “ah mas deu certo pro fulaninho”. Primeiro, você não é fulaninho. Segundo, empresas morrem todos os dias simplesmente por buscarem se adaptar e não inovar. Então, desde o inicio já imagine como agregar novidades ao mercado.

5- Ação!
Não existe força mental que mova um corpo parado: mexa-se, vá atrás, não fique parado. Depois de passar pelas dicas anteriores e descobrir o que é necessário para que o seu negócio execute seu plano o quanto antes, não espere que o universo irá te dar a empresa no colo: pronta, bela e formatada; isso é trabalho seu! Lembre-se: fácil não vai ser, mas a sensação de pertencer a um seleto grupo de pessoas que está à frente de seu tempo e que não se contenta com o médio simplesmente não tem preço!

Sim você pode empreender. Se você chegou até aqui e ainda está confuso, a X23 está aqui exatamente para te ajudar. Agende uma reunião conosco que teremos todo o prazer do mundo em te ajudar a construir um novo mundo conosco.

Essas foram apenas 5 dicas; fiquem ligados no site e nas nossas redes sociais que estaremos sempre postando conteúdo valioso para você que deseja empreender!

Leave a Reply

Fique por dentro do nosso facebook